As Particularidades de Cristo Texto: Colossenses 1:15,18
- Cleyton Gomes
- 15 de set. de 2015
- 4 min de leitura

Colossenses 1:15;18 – “O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;... (v.18) E Ele é o cabeça do corpo, da igreja.”
Com esses versículos veremos um pouco das Particularidades de Cristo, quanto a Sua natureza, na criação e na Sua igreja.
Imagine um homem com um caráter perfeito, santo, inculpável, irrepreensível, com uma vida ética e moral perfeita, sem mácula. Imagine um homem bondoso, santo em todas as Suas atitudes, em todos os Seus pensamentos. Um homem que fala sem tropeçar nas suas próprias palavras, que jamais andou por caminhos tortuosos ou que jamais provou o pecado em Sua carne. Um homem de olhar justo e que julga mediante a justiça. Esse é Cristo, o Eterno. Nele é que subsistem todas as coisas. Todos esses adjetivos e muitos outros existem nEle desde a eternidade. Com isso quero tentar mostrar três particularidades dEle quanto a Sua natureza - “Imagem do Deus invisível” -, quanto na fundamentação da criação – “Primogênito de toda a criação” – e por último quanto o Cabeça da igreja – “E Ele é o cabeça do corpo, da igreja”.
1- “A imagem do Deus invisível”. Devemos ter em mente e sabermos que Cristo Jesus, Deus Pai e o Espírito Santo formam a Trindade Santa que adoramos. E trindade significa três em unidade, assim como Eles são. Nenhum sabe mais que o outro e, devemos entender que, tudo o que eles fazem estão em comum acordo. Nenhum dEles é forçado a fazer a vontade do outro, pois um deseja aquilo que o outro deseja. Seus anseios estão em perfeita união. O que diferencia é, basicamente, as Suas ações na vida do ser humano. Vou da um exemplo, na oração. Deus Pai derrama a Sua graça sobre nós, Jesus Cristo, em que, na maioria das vezes dirigimos nossa oração, é o nosso mediador (1Tm. 2:5) e o Espírito Santo nos guia em oração com “gemidos inexprimíveis” (Rm. 8:26).Logo, devemos, antes de tudo, crer e saber que Jesus Cristo, Deus Pai e o Espírito Santo são uma só pessoa, o que já nos faz entender um pouco que Jesus Cristo é a Imagem de Deus. Em hebreus 1:3 diz:“O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa...” vemos aqui claramente que Jesus Cristo é a expressão exata do ser de Deus. Costumo relacionar muitas vezes com o texto do Evangelho de João 1:1, pois lá Cristo é tratado como sendo o Verbo de Deus, que do grego Logos (significa palavra, pensamento, conceito), sendo Ele, portanto, tudo aquilo que Deus quis expressar entre os homens. E o que ele quis expressar para os homens se não Ele mesmo? Portanto, Jesus Cristo é a “Imagem e a Expressão exata de Deus”.
2- “O Primogênito de toda a criação”. Sabemos que, quando se fala que Cristo é o Primogênito de toda a criação, não quer dizer que Ele foi o primeiro ser a existir, e que a Palavra nos mostra que jamais seria isso, pois assim ela diz “façamos o homem a nossa imagem... ’’ (Gn. 1:26). Conseguimos perceber aqui um plural de majestades. Deus Filho estava com o Pai desde a eternidade. Vejamos agora esse verso de João que já citamos que diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus...”. Jesus estava no princípio com Deus Pai. Antes mesmo de o tempo existir, Cristo já existia com Deus. Ele estava e estar com o Pai o tempo todo, e é por isso que João continua dizendo “sem Ele, nada do que foi feito se fez (v.3)”. E Paulo também diz: “Ele é antes de todas as coisas (Cl. 1:17)”. Agora, porque Cristo é o primogênito de toda criação? Por um motivo muito importante, e se não fosse por isso jamais estaríamos vivos. Porque “NELE, TUDO SUBSISTE (Cl. 1:17)’’, esse é o motivo. Se percebermos, no verso seguinte Paulo continua dizendo: “pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades (v.16)”. Tudo foi criado por meio dEle e para Ele. Logo, tudo o que existe foi criado e colocado em Cristo Jesus, que aceitou e concordou sem hesitar, pois é do Seu agrado que todas as coisas fossem feitas para Ele. A Bíblia se refere ao primogênito aquele que tem direito sobre todas as coisas herdadas pelo pai. E assim é Cristo, Ele tem direito sobre todos e tudo. “Porque dEle e por Ele são todas as coisas (Rm. 11:36)”. Nada está fora dEle, mas tudo existe coeso nEle.
3- Ele é o “Cabeça do corpo, da igreja”. Percebamos que Paulo, ao usar vírgula ele mostra que “corpo” e “igreja” são sinônimos, ou seja, refere-se às ovelhas que Cristo se doou por elas, e que irão morar com Ele nos céus. Em Efésios no capítulo primeiro verso 22 e 23, Paulo diz: “E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos”. Depois de mostrar o que Deus tem concedido à igreja, por meio de Cristo, quando ele diz: “o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo (v.3)”, “E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo (v.5)”, “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas (v.7)” e várias outras bênçãos que são mencionadas, ele também mostra que Deus fez e deu todas as coisas para Ele, o qual é o cabeça do corpo, que é a igreja. Para concluirmos e entendermos bem, pensemos agora no nosso sistema nervoso central. Ele é que recebe e manda as informações para o corpo e o regula para que haja um bom funcionamento. Assim é Cristo, Ele é o “Cabeça do corpo da igreja”. Ele é quem comanda e que regula todo o corpo (igreja).
Tradução utilizada para esse breve estudo: Almeida Corrigida e Revisada Fiel –pt. Referências do livro “Comunhão com o Deus Trino” de John Owen.
Comments